Evolução nervosa

Evolução nervosa
EVOLUÇÃOIMPERFEIÇÃO

domingo, 2 de setembro de 2012

APRENDER BRINCANDO COM TANGRAM

APRENDER BRINCANDO COM TANGRAM OBJETIVO PEDAGÓGICO Introduzir atividades que envolvam transformações geométricas planas, reconhecer diferentes figuras planas, bem como a semelhança de figuras e conceito de fração. Permite o desenvolvimento de algumas habilidades tais como a visualização, análise, desenho, escrita e construção. Conhecer a origem do Tangram. OBJETIVO DO TANGRAM Utilizando todas as peças, construir figuras que representam objetos do dia a dia, formas que lembram animais. A identificação, comparação, descrição, classificação e desenho de formas geométricas planas, visualização e representação de figuras planas, exploração de transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras, compreensão das propriedades das figuras geométricas planas. Se utilizado em terceiras e quartas séries pode envolver ainda noções de área e frações. Atividade1 Assistir vídeo do youtub, a lenda do Tangram. Atividade2 Criar figuras que representam objetos do dia-a-dia(livre) Atividade 3 Classificar, as peças de acordo com tamanho, número de lados, etc. Atividade 4 Propor a produção de uma história coletiva com figuras montadas com as peças do Tangram. Na produção dessa história, as crianças devem pensar nos personagens, o lugar onde acontecem as situações, as ações dos personagens. Lembre as crianças que a história deve ter uma sequência lógica. As crianças sugerem ações que se passam no início da história, os conflitos enfrentados pelos personagens e a solução final. Atividade 5 No laboratório de informática, acessar a página http://rachacuca.com.br/jogos/tangram e jogar o quebra-cabeça. (Tem dificuldades para todas as idades) Poderão também criar figuras com o tangram, salvar numa pasta e depois produzir história em quadrinhos no programa hagaquê utilizando-se dos seus personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário